NEOJIBA realiza primeiro Seminário Pedagógico da Luteria

  • 12 jul, 2024

Cerca de vinte técnicos e bolsistas das escolas de luteria do NEOJIBA em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas participaram nesta semana do primeiro Seminário Pedagógico da Luteria. O evento foi realizado entre os dias 8 e 12 de julho, em Salvador, e contou com masterclasses, oficinas e palestras. 

Alan Jonas, coordenador do Atelier Escola de Luteria, contou que o seminário foi criado para discutir as demandas e desafios do ensino da luteria. “Nós temos corriqueiramente seminários de formação técnica, de como restaurar os instrumentos e tudo mais, mas pela primeira vez a gente teve um momento para falar sobre como ensinar, como promover o desenvolvimento social por meio do ensino da luteria”.

A técnica de luteria Daiane Ribeiro veio de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado, para participar do seminário. “Nós, que somos luthiers, temos um trabalho muito técnico e muito individual ali na bancada, com o instrumento. Mas, ao mesmo tempo, nós também somos professores, somos agentes sociais de transformação. Foi muito importante ter esse momento para pensar como usar a luteria, uma área interdisciplinar, como ferramenta de mudança. O seminário foi realmente de grande valia. Vou ser uma professora melhor amanhã”. 

Um dos destaques da programação foi a palestra com o diretor educacional do NEOJIBA, José Henrique de Campos, com o tema  “Um olhar sobre os processos pedagógicos no ensino e na prática da luteria”. "Sempre falamos do desenvolvimento social através do ensino e da prática musical coletiva, buscando a excelência. Porém, neste seminário, discutimos como esse mesmo desenvolvimento pode se dar através do ensino da luteria. Foi uma discussão muito rica, que apontará caminhos para a escola de luteria nos próximos anos", afirmou. 

Ádamo Vaz, luthier no núcleo de Feira de Santana, também acompanhou o encontro e falou sobre a importância de ter um espaço de trocas para tratar especificamente das práticas pedagógicas. “Está sendo uma experiência nova pra mim. A coisa do fazer a gente já está acostumado, mas ensinar é algo totalmente diferente. Uma coisa é lidar com o instrumento, outra coisa é lidar com vidas. Esse momento de fazer essas conexões foi essencial”. 

A ideia é que o Seminário Pedagógico da Luteria continue nos próximos anos. “Cada um trouxe a sua realidade e a gente conseguiu, nesta semana, compartilhar experiências.  Ficou muito claro para nós que o seminário deve continuar, ter novas edições. Descortinou muitas coisas novas para a gente. Nossa parte técnica já funciona muito bem, e agora temos espaço para cuidar desta outra dimensão”, conta Alan.


Sobre o programa NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários