• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • A secular história de Romeu e Julieta foi o tema dos últimos dois concertos do NEOJIBA, nos dias 3 e 4 de julho

A secular história de Romeu e Julieta foi o tema dos últimos dois concertos do NEOJIBA, nos dias 3 e 4 de julho

  • 05 jul, 2024

A secular história de “Romeu e Julieta” foi o tema dos últimos dois concertos do NEOJIBA, nos dias 3 e 4 de julho, no Teatro Salesiano, em Nazaré. A principal Orquestra do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, apresentou peças inspiradas na trágica história de amor criada pelo poeta e dramaturgo inglês, William Shakespeare.

O concerto, regido pelo maestro e diretor musical do NEOJIBA, Eduardo Torres, encantou o público que compareceu nos dois dias de concerto. Aline França, paulista recém-chegada à Bahia, reforçou a impressão geral dos presentes: “Foi maravilhoso. Eu sou apaixonada por música. Minha filha é musicista, e viemos conhecer o projeto, estamos chegando agora em Salvador, de mudança de São Paulo, e ficamos encantadas”.

A dramática obra "Romeu e Julieta: Abertura-Fantasia", do russo Tchaikovsky, foi a responsável pela abertura dos concertos, logo em seguida, a Orquestra NEOJIBA interpretou as enérgicas Danças Sinfônicas de "West Side Story", famoso musical do norte-americano Leonard Bernstein, também inspirado pela obra de Shakespeare. As apresentações, que foram encerradas com "Romeo Seul", um dos movimentos da sinfonia "Romeu e Julieta", do francês Hector Berlioz, foram aplaudidas de pé pelo público presente.

Simba Schramm e Alessandra Lima, integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA, recitaram trechos tanto como Romeu e Julieta quanto como Tony e Maria, de "West Side Story". Os artistas contam como foi a preparação, “tive que entender quem eram os personagens, para captar e passar para o público a essência deles”, contou Alessandra, “primeiro é preciso entender o que o autor propõe: se conectar emocionalmente e utilizar todas as técnicas e artifícios para executar a peça” completou Simba.

O concerto contou com diversas presenças ilustres, entre elas, a ex-PGR e atual subprocuradores-geral da Procuradoria Geral da República, Raquel Dodge, a cantora e multiartista Daniela Mercury, que compareceu à apresentação na companhia da sua Bela Mercuri, e da neta, Clarice Mercuri. A apresentação marcou também o último concerto  de quatro integrantes, Douglas Marcelo, Durvalino Cruz, Lucas Caetano e Raphael Elias. Douglas e Durvalino seguem no NEOJIBA, mas no Núcleo Teixeira de Freitas, no qual serão instrutores. Raphael também segue no NEOJIBA, como coordenador pedagógico de trompete. Já Lucas, se muda para a Europa para um mestrado na cidade de Amsterdã, na Holanda. 

Os concertos itinerantes do NEOJIBA contam com o patrocínio do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura.
 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários